terça-feira, 26 de junho de 2007

“Não há caos na saúde no Brasil”

Essa foi a afirmação feita ontem (segunda-feira), pelo ministro da saúde José Gomes Temporão, em entrevista cedida à Folha. O assunto abordado foi planejamento familiar, saúde, financiamento para o setor, reajuste para planos de saúde e as novas regras para funcionamento de farmácias.

De acordo com o ministro, os problemas encontrados na saúde pública do país, como fila de espera, má qualidade no atendimento entre outros, são “normais”. “Tenho dados exaustivos de que o sistema de saúde é muito bem avaliado pela população que o utiliza. O sistema tem méritos”, afirmou.

E eu continuo a me perguntar: porque em países desenvolvidos, o sistema funciona? Quando eu falo em saúde, não digo apenas de hospitais, mas sim do processo que começa no saneamento, rede de esgoto, acesso a medicamentos. Hoje isso começa a mudar, mas até quando?

Infelizmente em nosso país todo projeto que começa a dar certo pára pouco tempo depois com verbas desviadas, recursos não-aprovados pelo governo enfim.... Será q um dia poderemos dizer que a saúde brasileira realmente funciona?


Entrevista na íntegra, acesse: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u307209.shtml

Um comentário:

Brasil Desnudo disse...

Isso é uma Piada Luciana?

Estava lendo uma matéria hoje na net, e ao mesmo tempo ouvia na TV, noticiário sobre o caus da saúde em todo o Brasil.
Aqui no Rio, ontem foi descoberto uma fraude no município de São Gonçalo, que deve passar dos 200 milhões de reis em desvio do dinheiro da Saúde daquele município..
Em outra matéria!!
A de um Hospital na nossa Ilustre Capital "BRASÍLIA".
Milhões em equipamentos já comprados, estocados dentro do Hospital. Enquanto isso, o Povo lá fora, nas salas de emergências, jogados ao chão.. Pacientes tendo que pagar por um exame na rede particular, e isso, orientado pelos próprios médicos do Hospital Público.
Porque?
Porque os equipamentos daquele hospital não funcionam.. Não tem equipamentos, onde o povo que lá procura, possa ali memo, pertinho, de graça (")?! Possa fazer seus exames, ter seu diagnóstico e ir, já medicado para casa.
Essa é a verdadeira situação do nosso País, no que se trata de Saúde Pública.
Pagamos a maior carga tributária do mundo em impostos, e quando precisamos de áreas essênciais, como no caso a Saúde, nos deparamos com uma situação dessas.
Votar em quem Luciana?
Para que Luciana?
Devemos dar a resposta, não indo às Urnas votar, só assim veremos nossa força como Povo funcionar de fato.

Marcio RJ