segunda-feira, 25 de junho de 2007

Crises

Nos últimos meses o Brasil vem sofrendo com a crise no sistema de tráfego aéreo. Problema que só veio à tona devido ao acidente com o avião da Gol no final de 2006.
Hoje pela manhã, o presidente Lula, em entrevista no programa Café com o Presidente, disse que já cobrou soluções à Aeronáutica. Ele também afirmou que voar no Brasil é tão seguro como em qualquer outro lugar do mundo. "A determinação minha para o Comando da Aeronáutica é colocar ordem na casa, faça o que tiver que ser feito, mas nós precisamos manter o bom funcionamento dos aeroportos”, disse.
Questionado sobre os atrasos constantes em todos os aeroportos do país, ele disse que “todos os postos do Cindacta estão funcionando”, e continuou: “nós nunca vamos acabar com atraso de avião, porque o mundo inteiro tem, pode chover muito, ter nevoeiro”, completou.
Ontem, em entrevista ao programa Fantástico, Christoph Gilgen, controlador de vôo na Suíça que esteve no Brasil na época do acidente com o boing para investigar o caso, afirmou que o sistema brasileiro é muito antigo. Os equipamentos são velhos e ultrapassados e o programa de computador usado possui falhas muito graves. Ele afirmou também que voar no Brasil é questão de sorte.
Em contrapartida, Lula disse que tudo isso é especulação e que os usuários do sistema aéreo não precisam se preocupar.

Eu me questiono sempre: porque em nosso país nada funciona direito? Será que devemos acreditar na palavra do presidente e não nos preocupar, até acontecer outro acidente, ou confiar na experiência de um profissional, com experiência no setor de aviação?Porque é tão difícil resolver os problemas no Brasil? Falta de dinheiro? Falta de organização? Ou falta interesse?

Nenhum comentário: