quarta-feira, 27 de maio de 2009

Moda

Às vezes me pergunto o motivo que leva as pessoas a seguirem um padrão de moda que muitas vezes não condiz com seu estilo pessoal.
Eu, particularmente, tenho um gosto não muito extravagente para roupas e calçados, e gosto de modelos clássicos, geralmente diferente daquilo que as pessoas usam.
Fiquei frustrada, na semana passada, quando estive em um shopping procurando uma blusa e um sapato para comprar. É impressionante!!! Passei em todas as lojas procurando um sapato preto, fechado, com salto mediano (nem alto nem baixo), e uma blusa que fosse de manga comprida ou meia-manga, lisa, com um leve decote.
Para minha surpresa, o sapato, nem de longe econtrei. Nem caro nem barato. Simplesmente não tem.
Encontrei calçados com 'dedinho' de fora, altíssimos, ou de outras cores, estampados, coloridos, xadrez, menos um pretinho básico.
Quanto a blusa, não preciso nem dizer que o caminho das índias invadiu todas as prateleiras e só econtrei blusas com estampas indianas, coloridas, sem decote (o que me surpreendeu já que a mulher brasileira sempre gostou de deixar o colo à mostra). E o pior: as pessoas comprando aos montes, achando tudo lindo...
Por que ficar moldado a um modelo de roupa. As pessoas saem às ruas parecendo um monte de operário uniformizado, usando aquilo que a mídia diz que é bonito.
Será que as pessoas não ficam sem opção?
O que eu estava a procura era de algo básico, sem sofisticação nenhuma, mas sem modismos também. Deveria eu ter me rendido à moda global, encher os bolsos dos estilistas indianos e esquecer que tenho vontade própria?
Acho um verdadeiro absurdo as pessoas se rederem dessa forma, e aceitarem ser vestidas pela falta de opção.
Particularmente, não gosto desse modismo todo, não faz meu estilo, mas vou ter que acabar me rendendo, se não quiser ser taxada de "fora de moda".
Será que um dia vou conseguir comprar um sapato preto básico novamente?

Nenhum comentário: