terça-feira, 24 de julho de 2007

De quem é a culpa?

Eu me pergunto porque as autoridades brasileiras (e não me refiro apenas aos políticos, mas também aos grandes empresários, etc), não assumem suas falhas.
Agora pouco estava lendo uma matéria divulgada na Folha On Line (http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/acidentecongonhas/ultnot/2007/07/24/ult4469u7896.jhtm) sobre o acidente no vôo 3054 da Tam na semana passada.
De acordo com a companhia aérea, o avião já tinha pousado na pista de Congonhas três vezes naquele mesmo dia em sete viagens realizadas, sendo que em um dos pousos chovia bem mais forte que na hora do acidente. Na matéria, um pouco de ironia dizendo indiretamente que os pilotos Kleyber Lima e Henrique Stephanini di Sacco, foram os culpados pela tragédia, já que a Tam utilizava ao máximo a aeronave e que a mesma apresentava boas condições de uso durante mais alguns dias.
Será que o erro realmente foi dos pilotos? É uma pena que eles não tenham sobrevivido para esclarecer os fatos. Ou será que a aeronáutica irá indiciá-los por homicídio culposo?
Eu digo isso porque uma série de falhas foram encontradas: a pista com poucas canaletas para escoamento de água, o reverso direito que estava com defeito mas que, segundo a empresa pode trabalhar por mais dez dias sem riscos, a falta de testes de pouso na pista molhada antes da inauguração, entre outros. Quer dizer, uma série de erros e as autoridades sugerem que a culpa é dos pilotos.
Sem defender ninguém nem dando a minha cara a tapa, mas eu tenho certeza que os comandantes não tirariam suas próprias vidas e as vidas de centenas de pessoas inocentes para serem os réus e ficarem famosos.

Nenhum comentário: