quinta-feira, 12 de julho de 2007

Aquecimento global (auto-destruição)

Nos últimos anos, cientistas e governos especulam as agressões humanas causadas ao meio ambiente. Muito se falou e nada se fez. E agora a bomba está para explodir a qualquer momento.
Quando se fala em aquecimento global, o que ninguém acreditava que pudesse acontecer, é a nossa realidade.
Em uma matéria publicada pelo jornal A Tribuna na semana passada, um relato sobre a falta de água para abastecimento no Espírito Santo. Em menos de 10 anos os rios Jucu e Santa Maria, que abastecem a Grande Vitória atualmente, não terão água suficiente para a população da cidade. Ou seja, a água enviada às grandes empresas será desviada para as residências, que são prioridade para recepção. Com isso, as grandes empresas terão o abastecimento reduzido e os investimentos para depósito do líquido mais precioso da face da terra serão repassados aos seus clientes. Iremos pagar mais por isso.
A Cesan já estuda uma maneira de canalizar água do Rio Doce, na região norte do Estado, para a Grande Vitória. Isso elevará os custos do serviço prestado. Mesmo assim, as residências também terão abastecimento reduzido, ou seja, a água não mais chegará diariamente, como acontece hoje. Explicando melhor: teremos menos água e iremos pagar mais por ela.
O que podemos analisar é: será que as preocupações não chegaram tarde demais? Isso poderia ter sido evitado, não fosse o desperdício, a falta de informação, e até mesmo a ganância. E não falo apenas da água (esse é um mero exemplo), mas também do ar, da terra, da vida.
Programas de alerta sobre a destruição natural sempre foram colocados à disposição, mas parece que somente agora foi percebido que nós, seres humanos, seremos atingidos. Somente agora se percebeu que destruindo a natureza estamos destruindo a nós mesmos.
Será que o Live Earth conseguirá conscientizar as pessoas???? Ou só aprenderemos a economizar e cuidar dos nossos bens naturais quando sentirmos no bolso o aumento das tarifas????
Pense nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu excerto!
Adoro este tipo de reflexões.
Continue

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=K8u9T6kOpMY
vídeo com a mesma temática