terça-feira, 18 de setembro de 2007

Ao vencedor, o desprezo

A sociedade brasileira assistiu no dia 12 de setembro de 2007 a mais um escandaloso espetáculo de horror do sistema político brasileiro.
Ancorados no silêncio, na solidão e em interesses inconfessáveis, 46 senadores da República, apesar de todas as evidências em contrário, decidiram que o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) não é culpado de quebra de decoro parlamentar.
Procurando no dicionário, verificamos que decoro significa “beleza moral que resulta da honestidade e da decência; nobreza; dignidade”. Fazemos isso para ajudar aos nobres senadores que votaram pela absolvição do sr. Renan Calheiros para que entendam o que deixaram de fazer. Talvez esses nobres políticos pensam que enganar o fisco, mentir ao País, utilizar cargo público para benefício particular, entre inúmeras outras acusações, sejam fatos decorosos.
Talvez suas excelências pensem que assuntos do Parlamento devam ser tratados e discutidos apenas pelo Parlamento. Vivem no século XXI, mas suas mentes e corações estão no século XVI. Pensam que a tormenta passará e que tudo voltará a ser como antes. Enganam-se. A sociedade indignada continuará sua busca pela construção da República.
República que não tolera a impunidade, que não aceita o compadrio, que não coaduna com o segredo de assuntos públicos. República que demanda transparência, defesa dos interesses públicos, punição aos culpados e muito mais. Como os Titãs, não queremos apenas comida. Queremos direitos e deveres iguais para todos. Queremos cidadania.
Exigimos do Senado Federal a imediata revogação das sessões e votações secretas. E isso é apenas um primeiro passo. A cidadania, humilhada não ficará. Não desistiremos, resistiremos e insistiremos na busca de nossos direitos de cidadãos. Diferentemente de Quincas Borba e seu discípulo Rubião, no clássico romance de Machado de Assis, proclamamos: “ao vencedor, o desprezo”.

Transparência Capixaba

Um comentário:

Unknown disse...

Você , em poucas, mas bem colocadas palavras resumiu todo o sentimento do povo brasileiro que clama por justiça e abomina a corrupção . Parabéns , a você , as batatas.