terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sistema Prisional

No último final de semana acompanhamos as notícias sobre a rebelião no Departameto de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha, e a tentativa de fuga na Penitenciária de Novo Horizonte, na Serra.

É absurdo ver o sistema prisional de nosso Estado chegar a essas condições: No DPJ de Vila Velha, a capacidade é de 36 presos. no entanto, o local mantém 275 pessoas detidas.

Lamentável também é o Governo dizer que irá resolver o problema com a cosntrução de novos presídios, abrindo cerca de 4 mil novas vagas.

Ou seja: podem-se criar ovos bandidos que teremos vagas para acomodá-los.

É praticamente isso.

Eu acredito que, ao invés dos gastos com a consturção de novos presídios, o Governo poderia investir na construção de novas escolas, postos de saúde, hospitais, melhorias na qualidade de vida do cidadão de baixa renda, criação de novas vagas nas faculdades públicas e mais vagas no mercado de trabalho.

Não estou justificando, e nem dizendo que essa seria a única solução, afinal, bandido sempre existiu.

O que quero ressaltar é que, muitos jovens ingressam no mundo do crime por falta de oportunidade, por não ter estudo e por faltar trablaho. No crime é tudo mais fácil. O dinheiro entra mais rápido.

Ao mesmo tempo eu penso que o próprio governo deveria criar vagas no sistema prisional para os nossos queridos bandidos governamentais. Esses sim ocupariam grande parte das vagas das penitenciárias.

Talvez esses corruptos não são presos exatamente por falta de vagas.

Tenho certeza que, a partir do momento em que os recursos públicos forem investidos na melhoria da qualidade de vida das pessoas, o dia em que o governo fizer por onde e devolver em benefícios os recusrsos areecadados em impostos, não haverá mais sonegação e nem bandidagem....

Foto: reprodução Gazeta on line - 16/02/2009.

Nenhum comentário: